História da bandeira do orgulho Trans

Uma de minhas amigas no Facebook perguntou numa de nossas discussões, “Quem lançou o projeto da bandeira do orgulho Trans ?”. Ela se referia à bandeira listrada rosa, azul e branco, que foi adotada e tem seu uso generalizado por muitas comunidades trans em todo o mundo como um símbolo de nossa comunidade.

Quinze anos desde a sua criação, e eu conheço a pessoa que a criou, acho que este é um grande momento para uma lição de história sobre a bandeira do orgulho Trans. Pegue um assento, porque a aula de História da TransGriot começa agora.

A bandeira do orgulho transgênero foi criada em Agosto de 1999, por Monica Helms e tem cinco listras horizontais. São duas listras azuis, duas listras cor-de-rosa e uma faixa central branca. Quanto ao seu significado, Helms descreveu em uma entrevista: “As listras na parte superior e inferior são azul claro, a cor tradicional dos garotos. As listras ao lado são cor-de-rosa, a cor tradicional das garotas. A faixa central é branca, para aqueles que estão entre os dois sexos, em transição de um para o outro ou consideram ter um gênero neutro ou indefinido. O padrão é tal que não importa o caminho que você siga,ele é sempre correto, o que significa que encontramos o caminho de nossas vidas.

A bandeira do orgulho trans de Helms foi utilizada publicamente pela primeira vez em uma Parada do Orgulho Trans em Phoenix, AZ, no ano de 2000. Não é apenas a bandeira original, é a que está em uso generalizado em todo o planeta. Quando a Casa da Igualdade, em Topeka, KS, foi pintada no ano passado em homenagem a TDOR, foram utilizadas as cores da bandeira do orgulho trans. Uma grande versão foi recentemente asteada no ano passado, pela primeira vez no grande mastro público no Distrito Castro, em São Francisco para o Dia da Memória Transgênero, em 29 de novembro. Variações da bandeira do orgulho Trans surgiram em Ontário e em Israel, mas a bandeira do orgulho Trans de Helms foi a primeira de todas e é cada vez mais largamente utilizada em todo o mundo.

Monica Roberts

Texto traduzido por Mateus Pereira e Paloma Alcântara, de: http://transgriot.blogspot.com.br/2014/03/trans-pride-flag-history.html?m=1

Deixe um comentário